07 jan 2014

Saem as regras do ProUni 2014

Inscrições começam na próxima segunda feira, dia 13, e seguem até o dia 17

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, no Diário Oficial da União, a portaria que fixa as regras para o Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2014.

As inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda-feira, dia 13, e seguem até o dia 17, sexta-feira.

Os candidatos devem se inscrever por meio do site do programa.

A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro.

O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior.

As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário-mínimo e meio (R$ 1.086,00).

As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários-mínimos (R$ 2.172,00) por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Requisitos -Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.

Fique de olho nas datas

•Primeira chamada: 20 de janeiro

•Segunda chamada: 3 de fevereiro

O estudante pré-selecionado na primeira ou na segunda chamada deverá comparecer à instituição de ensino para qual foi aprovado para comprovação de informação e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

•Comprovar informações - Primeira chamada: 20 a 24 de janeiro

•Comprovar informações -  Segunda chamada: 3 a 6 de fevereiro

O registro da aprovação ou reprovação do estudante no Sisprouni (Sistema Informatizado do Prouni) e a emissão dos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação deverão ser realizados nas seguintes datas, pelas instituições de ensino:

•Registro - Primeira chamada: 20 a 29 de janeiro

•Registro - Segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro

Lista de espera

As inscrições na lista de espera serão realizadas nos dias 13 e 14 de fevereiro. A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta das instituições de ensino no dia 17 de fevereiro.

No período de 19 a 20 de fevereiro os estudantes convocados deverão comparecer às instituições de ensino e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio.

O registro da aprovação ou reprovação do estudante pré-selecionado na lista de espera e a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados no período de 21 a 26 de fevereiro.

LEMBRE-SE: TANTO O PROUNI QUANTO O FIES SÃO ACEITOS PELA ESAGS-STRONG. 

3 comentários

  1. Selma disse:

    E se eu não fiz o enem… eu posso me Inscrever ?

Deixe seu comentário