30 set 2015

Outubro Rosa: Strong ESAGS no combate ao câncer de mama

A STRONG ESAGS ABRAÇA ESSA CAUSA. FAÇA O AUTOEXAME. PREVINA-SE. AME-SE!

O mês de outubro é dedicado exclusivamente à prevenção do câncer de mama. Conhecido por “Outubro Rosa”, neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer a mamografia (exame das mamos). Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas!
Com a detecção precoce do câncer de mama, as chances de cura para a doença aumentam muito. Por isso, todas as mulheres precisam se conscientizar sobre a importância dos exames, inclusive do autoexame.  Abaixo você pode tirar algumas dúvidas sobre a doença e formas de prevenção.

O que é o Outubro Rosa?
O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou à mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, o que acabou estendendo-se a outros países, como o Brasil. (Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/historia )

O que é a mama?
As mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite. O leite se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Como todos os outros órgãos do nosso corpo, elas possuem vasos sanguíneos que irrigam a mama com sangue e os vasos linfáticos onde circula a linfa. A linfa é um líquido claro que tem uma função semelhante ao sangue: levar nutrientes para as diversas partes do nosso corpo e recolher as substâncias indesejáveis. Os vasos linfáticos das mamas drenam para os gânglios linfáticos nas axilas e no tórax.

O que é câncer de mama?
É quando um grupo de células da mama passa a se multiplicar de forma não controlada, sendo que isto pode ocorrer nos ductos ou mais raramente nos lóbulos mamários.

O que causa o câncer de mama?
A maioria dos casos de câncer de mama ocorre sem uma causa definida. Há um risco maior de se desenvolver a doença quando um parente próximo, como mãe ou irmã, teve câncer de mama, principalmente antes dos 50 anos de idade. Em casos mais raros, no entanto, a origem é genética, acometendo várias pessoas da mesma família.

Quais são os sintomas da doença?
Os principais sintomas do câncer de mama são a presença de nódulo ou caroço na mama ou a saída de líquido transparente ou com sangue pelo mamilo. Qualquer alteração observada nas mamas merece ser avaliada por um médico. No entanto, independentemente do aparecimento destes sintomas, é recomendado o exame anual de prevenção.

Como é feito o diagnóstico?
O exame clínico das mamas pode ser realizado por médicos ou enfermeiros em mulheres em qualquer idade. Sendo identificadas alterações nas mamas, deverá ser indicado um exame mais específico, como a mamografia. A mamografia é um exame de raios-X da mama que deverá ser realizado anualmente por mulheres entre 40 e 49 anos e a cada dois anos pelas que têm entre 50 e 69 anos.

O câncer de mama tem cura?
Sim, se detectado no início tem chances de cura de até 95%.

Como é feito o tratamento?
O tratamento é muito variável e depende do tipo do tumor e da fase em que ocorreu o diagnóstico.Devido aos diagnósticos cada vez mais precoces, as cirurgias são cada vez menos agressivas. Muitas vezes a mama não precisa ser retirada. Em determinadas situações são necessários tratamentos adicionais como a quimioterapia, que é a utilização de medicamentos que diminuem o tamanho do tumor através da morte das células malignas, ou a radioterapia, que destrói as células tumorais empregando um feixe de radiação. Alguns tumores utilizam os próprios hormônios femininos para crescer e se beneficiam deste processo – denominado hormonioterapia.

Como se prevenir?

Fazer autoexame;
Alimentação saudável;
Praticar atividades físicas;
Controle de peso;
Não fumar;
Evitar bebidas alcoólicas;
Evitar carne vermelha;
Ter filhos antes dos 35 anos;
Amamentar;
Realizar exames clínicos da mama até os 40 anos e mamografia a partir dos 40 anos.

O autoexame é importantíssimo


Deixe seu comentário