18 dez 2012

ESAGS tem representante no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Alexandre Almeida, gerente de informação da faculdade, apresentou o artigo ‘Estratégias para o Monitoramento de Ações de Tutoria na Educação a Distância’, escrito em parceira com dois professores da UFABC

O artigo ‘Estratégias para o Monitoramento de Ações de Tutoria na Educação a Distância’, escrito pelo gerente de informações da ESAGS, Alexandre Almeida, com os professores da Universidade Federal do ABC, Edson Pinheiro Pimentel e Itana Stiubiener, foi apresentado no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBEI 2012), realizado recentemente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O congresso abrigou, entre outros eventos, o 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), com o tema “Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável”.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A proposta do trabalho apresentado pelos professores do ABC foi oferecer um monitoramento de ações de tutoria na Educação a Distância a partir de indicadores definidos e a automatização de alertas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Segundo os especialistas, esses ambientes em uso no Brasil precisam de ferramentas que possibilitem o monitoramento ágil das ações de tutoria pelos gestores e pelo próprio tutor.

De acordo com o artigo apresentado pelos professores, a tutoria possui um importante papel na Educação a Distância (EaD), uma vez que ela é responsável por diversas estratégias pedagógicas no decorrer de um curso. Uma tutoria que atenda os critérios mínimos no acompanhamento e suporte à realização das atividades do curso é fundamental para o alcance dos objetivos estabelecidos.

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