04 jul 2012

Educação e Carreira: o novo momento do Brasil

Por: Fábio Pereira Ribeiro, professor universitário

O atual cenário estratégico do Brasil tem um conjunto de valores e desenvolvimentos, que demonstram um novo futuro muito promissor, mas ao mesmo tempo trazem ao jovem estudante brasileiro, que o futuro do país dependerá mais de suas atitudes e suas posições sobre educação, formação profissional e o desenvolvimento de sua carreira.

O crescimento econômico do Brasil, e seu desenvolvimento perante o sistema internacional trazem a tona um grande problema ao mesmo tempo, a falta de mão de obra qualificada, ou melhor altamente qualificada, e neste ponto, com a crise econômica internacional, e os novos direcionamentos da política internacional, principalmente a crise européia e o desenvolvimento do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil tem sofrido imensamente com a falta de profissionais qualificados, e também com o excesso de expatriados que chegam ao país para aproveitar o novo momento do pré sal e da economia interna brasileira.

O Brasil pede um novo momento de educação e carreira, mas isso não dependerá somente de movimentos políticos e programas governamentais. Acredito mais no desenvolvimento pessoal de cada estudante, e na vontade de gerar uma nova visão acadêmica, com perspectivas efetivas de construção de uma carreira sólida para aproveitar o grande salto que o país vive, e ainda vivenciará nos próximos 5 anos.

É difícil hoje ainda compararmos dados do país com as grandes potências, principalmente quando falamos em educação e carreira, mas hoje Brasil vive uma nova tendência do ponto de vista de suas próprias necessidades estruturais. Assim, o jovem de hoje vive um novo momento, único e ímpar, pois a grandeza do crescimento do país traz para cada jovem estudante, novas possibilidades de carreiras, e ao mesmo tempo um novo sentido para o processo educacional brasileiro.

Educação é legal, é divertida e faz bem, diferente do passado que muitos jovens, ou melhor até hoje acham a mesma chata, mas no futuro ela fará uma grande falta, pois perder espaço para uma concorrência estrangeira bem formada mostrará, que educação e carreira na cabeça do jovem brasileiro será o grande foco estratégico para um futuro melhor.

Educação e Carreira são os dois principais instrumentos que o jovem de hoje precisa ter muita atenção, pois além de construir o seu próprio futuro, os dois fatores transformarão o Brasil em um país efetivamente em potência de primeiro mundo.

Deixe seu comentário