06 nov 2012

Crises econômicas: uma comparação entre os episódios de 1929 e 2007/08

Por: Juan de França Magalhães Costa, aluno da Graduação em Administração da ESAGS/Santos

As crises de 1929 e 2007/08 estão entre as mais severas da história do capitalismo e são excelentes objetos de estudo para observar as causas e políticas econômicas adotadas nesses períodos. Além de serem importantes para encontrar semelhanças a fim de promover a resolução de crises futuras.

Basta uma pesquisa ampla em livros que retratam os fatos dessas épocas para descobrir, por exemplo, que o mercado originário das crises é o mesmo, o imobiliário. E que a especulação foi determinante para o surgimento das bolhas de crédito.

Na crise de 1929 faltou coordenação das políticas monetárias. Na atual, houve uma busca intermitente por coordenações nas políticas econômicas. E o FMI (Fundo Monetário Internacional), como emprestador de última instância, teve papel fundamental na busca intermitente por coordenações nas políticas econômicas, diferentemente da crise de 1929.

Com base nas apurações foi possível perceber que as duas se assemelham em diversos pontos, tanto em composição como origem, e ambas tiveram um grande poder de contágio, o que provocou congelamento no crédito e gerou queda na atividade econômica global.

2 comentários

  1. Parabéns Juan, você está de parabens!!!!!

Deixe seu comentário