09 dez 2013

Criadora do Foca na Balança faz palestra na ESAGS-Strong Baixada Santista

Ela reúne diariamente um grupo de mulheres na praia, em Santos, para a prática de caminhada, corrida e exercícios. Em dez meses, já são 80 seguidoras. Amanhã, dia 10, ela dará sua primeira palestra sobre qualidade de vida na ESAGS/Strong.

É cada vez maior o número de mulheres que têm se tornado adeptas ao Foca na Balança, engrossando a quantidade de pessoas que se exercitam nas praias de Santos.

Você já ouviu falar do Foca na Balança? É um blog (www.focanabalanca.com.br) criado por Lia Savaris, uma santista de 31 anos formada em Educação Física que resolveu dar a volta por cima após a segunda gestação, quando ganhou indesejáveis quilinhos a mais difíceis de exterminar.

Quando engravidou pela primeira vez de Henrique, hoje com 5 anos, perdeu a forma de atleta. Só se deu conta mesmo de que estava se descuidando ao observar as fotos que tirou quando foi madrinha de casamento.

Começou a correr, fez um programa de dietas e emagreceu 12 quilos. Depois engravidou de novo, de Miguel, atualmente com 1 ano e 3 meses, acreditando que não engordaria tanto desta vez. Mas não foi bem assim. Os quilinhos a mais voltaram e ela decidiu que era hora de tomar uma atitude

Sem motivação para  treinar sozinha, criou um blog para família e os amigos acompanharem e incentivá-la, o Foca na Balança. A ideia deu tão certo que outras mães começaram não somente a ler o blog como também a se exercitar com Lia, em busca de qualidade de vida. Em dez meses de projeto, Lia perdeu quase 12 quilos sem academia.

O objetivo do blog é tirar mulheres e mães do sedentarismo e provar que é possível administrar o tempo para cuidar dos filhos e também do próprio bem-estar.

Como funciona

Não é preciso desembolsar nada para participar do grupo. Basta fazer um cadastro no blog e responder a um questionário onde detalhará alguns aspectos de saúde e restrições. As aulas acontecem de segunda a sexta, às 20h30,no Canal 3, atrás da Concha Acústica. Em alguns sábados, elas se reúnem às 9h30. As aulas duram aproximadamente 1h.

As mulheres praticam caminhadas e/ou corridas (para uma parte do grupo que está iniciando nessa prática) e em dias alternados, exercícios localizados também.

“Atualmente, temos mais de 80 mulheres que participam de nossos encontros diários aqui em Santos. Mas a ideia já se espalhou para outras regiões. Hoje tenho mediadoras, que são uma espécie de multiplicadoras da iniciativa, que fazem as caminhadas no Rio de Janeiro, Interior de São Paulo, Manaus, Minas Gerais e até em outras cidades aqui da Baixada Santista”, diz Lia. O blog também conta com a colaboração de nutricionista, educadora física, psicóloga, fisioterapeuta e técnica de alimentos e bebidas.

“Não adianta querer apelar para radicalismos. Emagrecer com saúde exige compensações. Somos mães, pessoas normais. Não é preciso viver de alface todos os dias. Não dá pra fazer uma dieta baseada no consumo de coisas caras. Minha realidade é simples e é isso que costumo passar para o grupo. Meu exemplo é andar a pé com meus filhos, ter uma alimentação saudável dentro do possível. Mas é claro que como chocolate, só que não uma barra, como antes, mas sim dois quadradinhos. Isso é o que importa. Ter uma vida mais leve em todos os sentidos”.

A palestra

E para falar um pouco mais sobre essa experiência, Lia fará sua primeira palestra na Escola Superior de Administração e Gestão da Baixada Santista (ESAGS-Strong), amanhã, dia 10, às 20 horas, dentro de um projeto que incentiva a qualidade de vida.

Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível ou contribuir com R$ 10,00, que posteriormente será revertido a entidades beneficentes que atuam em Santos. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.esags.edu.br/Ficha-Palestra.

A  ESAGS-Strong fica na Avenida Conselheiro Nébias, 159, Vila Nova, telefone (13) 2127-0003.

2 comentários

  1. roseli trajano costa de maraes disse:

    quero fazer parte do grupo ……

Deixe seu comentário