12 dez 2013

Brasileiros que se dizem ‘responsáveis’ são maioria no LinkedIn

 Você sabe qual é a palavra mais usada em 2013 para definir o perfil profissional na hora de elaborar o currículo e colocá-lo na internet, em especial na rede social LinkedIn? 

‘Responsável’. Pois é, esse é o resultado do levantamento feito pela LinkedIn, famosa por ser uma das fontes para recrutadores de todo o mundo, que reúne atualmente mais de 259 milhões de usuários espalhados pelo planeta.

Os dados foram divulgados ontem e comprovam as palavras e expressões mais usadas em 2013 nos perfis dos profissionais conectados ao LinkedIn.

E ‘responsável’ é o adjetivo preferido no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil, na hora de se autodescrever. No ranking dos chavões mais usados nos perfis brasileiros ela também ocupa o topo, seguida dos termos ‘estratégico‘ e ‘multinacional’.

Esse é o quarto ano consecutivo que a rede de profissionais divulga a lista de palavras-chave mais utilizadas nos perfis. Comparado aos anos anteriores, os chavões têm variado em termos de popularidade.

Em 2011, a palavra mais usada foi ‘multinacional’. Em 2012, ‘popularidade’ ganhou a dianteira. Esse ano, porém, a queridinha de 2011 aparece na terceira colocação.

Segundo a especialista em carreira do LinkedIn, Nicole Williams, na prática esses termos não trazem dados relevantes para o recrutador. “Dar exemplos para demonstrar como você é responsável ou estratégico é sempre melhor do que simplesmente usar as palavras”, informou em nota enviada à imprensa.

Ela complementa dizendo que construir uma marca profissional é um importante passo para ter sucesso no trabalho. “Mas, se você se parece com todos, não se destacará de outros profissionais que estão competindo por uma oportunidade. Diferencie-se pela descrição exclusiva do que você tem realizado em sua carreira e traga exemplos concretos do seu trabalho por meio de fotos, vídeos e apresentações em seu perfil que demonstrem seus melhores resultados”.

Veja as 10 palavras mais usadas pelos brasileiros

1 – Responsável

2 – Estratégico

3 – Multinacional

4 – Dinâmico

5 – Organizacional

6 – Especialista

7 – Criativo

8 – Eficaz

9 – Inovador

10 – Competitivo

Dicas para você se destacar na rede

Considerar o oposto: um dos jeitos mais rápidos de decidir se deve ou não optar por uma palavra para definir marca profissional é considerar o antônimo. No caso de ‘eficaz’, o oposto é ‘ineficaz’. Todo o perfil pode mostrar que o profissional é responsável e eficaz sem ter que incluir chavões.

Vincular a um resultado: conecte habilidades a um resultado específico que demonstre sua competência. Para palavras como ‘inovador’, ‘estratégico’ e ‘criativo’, é importante ter um exemplo do trabalho no perfil, como uma foto, vídeo ou apresentação, para dar aos outros uma visão do talento.

Permitir que os outros confirmem por você: uma maneira de verificar as habilidades listadas é buscar recomendações, escritas ou por clique, de fontes respeitáveis. Quando o profissional estiver em busca de recomendações, é importante pedir para que a conexão fale especificamente sobre a competência que que desejar enfatizar e para conectá-la a um resultado que este colega de trabalho já tenha testemunhado.

Usar linguagem ativa: melhor do que dizer que é responsável por algo, é demonstrar como essa responsabilidade entregou resultados. Por exemplo, é possível substituir “responsável por mídia social” por “a meta de crescimento de dez vezes na audiência da mídia social para a marca foi alcançada sob minha supervisão” e fornecer material visual para mais demonstrações.

Usar o vocabulário da sua indústria: é  importante selecionar as palavras certas para oportunidades específicas, se espelhando na linguagem das empresas desejadas. Pesquisando as empresas que pretende trabalhar, é possível encontrar o tom certo para incorporar no perfil. Se o profissional não tiver certeza sobre quais palavras escolher para descrever sua experiência profissional ou precisa alterar um de seus chavões, ele pode consultar a página da empresa desejada e selecionar algumas palavras.

 

Deixe seu comentário