18 abr 2013

Aproveite bem seu tempo

Assim como você, muita gente assume responsabilidades demais e problemas em vez de dizer não para algumas tarefas. Confira algumas regrinhas de como aproveitar melhor seu tempo

Então você não tem tempo pra nada. Faz estágio, trabalha, estuda, tem um monte de leituras e pesquisas para fazer da faculdade e ainda inventaram de você entregar um trabalho de conclusão de curso? Ainda tem o curso de inglês, as aulas na academia, o encontro com o namorado (a)…quanta coisa!

Mas não se desespere. Assim como você, tem muita gente que assume responsabilidades demais e problemas em dizer não para algumas tarefas. É o que afirma a professora Danielle Guglieri, de marketing, comunicação e linguagens da ESAGS. “Por medo de perderem trabalhos, ficam sobrecarregadas”, explica.

A especialista cita o método Pomodoro, desenvolvido por Francesco Cirillo, no final dos anos 1980. O processo utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, chamados de ‘pomodoros’, e está baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. “Embora seja uma ferramenta muito simples, não deve ser usada como um processo de acelerar o desenvolvimento da tarefa, mas sim como uma unidade de esforço temporal, evitando distrações”, argumenta Danielle.

Em tempos em que a internet é acusada de ladra de tempo, a professora Danielle listou abaixo algumas regrinhas básicas de como aproveitar melhor as 24 horas do dia. E se sobrar um tempinho, acesse o curso gratuito Gestão do Tempo. É rapidinho e pode ser feito em qualquer lugar pelo celular ou tablet. Basta estar conectado à internet.

Saiba exatamente qual momento do dia é dedicado ao trabalho ou aos estudos e cumpra horários;

Liste tudo o que deve ser feito e execute;

Deixe o relógio configurado para despertar, como acontece na técnica pomodoro. Pode ser de grande valia;

Trabalhe e estude com o computador off-line;

Para diminuir distrações, saia dos ambientes virtuais, listas de disponibilidade para conversa e dos sites de busca depois da pesquisa;

Jamais use o momento de trabalho para ficar em sites de relacionamento;

Divirta-se somente quando tudo estiver acabado!

E você, o que faz para otimizar seu tempo? 

Deixe seu comentário